O primeiro Airbus A320 da TAM PR-MYY, com as novas SHARKLETs aplicadas pela Airbus está quase pronto. A aeronave foi vista em Toulose, na França, durante o taxi, ainda sem a pintura completa da empresa brasileira.
Winglets e sharklets são dispositivos instalados nas pontas das asas, cujo objetivo principal é a redução do consumo de combustível, principalmente em voos de longa duração. Esta economia é obtida porque esses dispositivos diminuem sensivelmente o vortéx aerodinâmico produzido nas extremidades das asas. Este fluxo de ar "turbulento" gera um arrasto adicional, que por consequência eleva o consumo de combustível. Estudos indicam uma redução de aproximadamente 3% no consumo de combustível em operações de longa distância.
O termo "winglet" foi patenteado pela empresa norte-americana API, desenvolvedora destes dispositivos. Ela fornece seus winglets para diversas empresas, inclusive a Boeing, que os incluiu em seus projetos há muitos anos. Tardiamente a Airbus desenvolveu o seu próprio dispositivo, batizando-os de "sharklets", que devido a extrema semelhança com o similar norte-americano, foi parar nos tribunais internacionais sob a alegação de cópia.
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