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terça-feira, 1 de novembro de 2011

“A profissão de Mecânico de Avião exige compromisso, responsabilidade e profundo conhecimento técnico e é sem dúvida nenhuma, apaixonante...”



O trabalho do Mecânico de Manutenção na aviação civil é fundamental para a segurança e o bom desempenho das aeronaves. Nem sempre é possível vê-lo em atividade, mas a importância dessa profissão vai além do que se imagina.


As Especialidades


São três as especialidades que você poderá optar :


GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.

AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.



Pré-requisitos para a categoria Mêcanico
 
Para se tornar um mecânico você precisa concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI) , em uma entidade (escola) autorizada também pela ANAC. A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação.
 
    Mecânico De Manutenção Aeronáutica
Ter completado 18 anos
Ter concluído com aproveitamento o 2º grau (ensino médio)
Ter sido aprovado em curso homologado pela ANAC
Ter sido aprovado em banca de exames da ANAC
Consulte o item 65.75 do RBHA 65.
 
    Habilitações De MMA
As habilitações estarão compreendidas em 3(três) grupos:
Motopropulsor, Célula e Aviônicos
Após a primeira habilitação de um grupo adquirida conforme o item 65.75 (d) – vide quadro acima, o requerente pode obter habilitações subsequentes dentro do mesmo grupo, deve comprovar:
Experiência
 1 ano de trabalho em empresa aérea ou em empresa de manutenção homologadas pela ANAC comprovada com vínculo empregatício
Considerado aprovado em exame de conhecimentos práticos aplicados por um INSPAC da ANAC ou por examinador credenciado da empresa aérea ou de manutenção, segundo o RBHA aplicável
Existem algumas escolas de aviação no Rio de Janeiro uma delas e a Avitraining escola onde eu estudo e recomendo:


 

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