A previsão é que o edital seja colocado em consulta pública até o dia 24. Guaranys explicou que o edital exigirá distância mínima entre as pistas para que possam operar simultaneamente. A terceira pista não é um investimento imediato, mas necessário para atender a demanda esperada para os próximos 25 anos.
— O desenho (da pista) proposto não será mandatório. As possibilidades que a gente tem são as pistas dentro da área do aeroporto, que podem exigir mais aterro e menor desapropriação, ou uma pista com menos aterro, mas com maior desapropriação — disse Guaranys.
Ele destacou que um dos objetivos é fazer com que o Galeão funcione melhor para passageiros e empresas. A intenção é instalar padrão de operação similar ao dos maiores aeroportos do mundo. A exigência de experiência mínima com terminais de 35 milhões de passageiros, destacou, atrairá um grande operador:
— Queremos uma operação mais voltada para o passageiro e para o uso da infraestrutura. Isso significa mais qualidade, conforto, espaço, processamento rápido, opções de alimentação, menos filas, menos problemas com bagagem. Para as empresas, é preciso garantir segurança e agilidade das operações.
fonte: O Globo.
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